15 outubro 2013

Matéria importante!

Bom dia, gente!


Eis que eu estava ociosa, navegando por sites, quando me deparei com uma matéria que me chamou muito a atenção.

Já ouviram falar de Retinoblastoma? 
retinoblastoma é um tumor maligno da retina desenvolvido a partir dos retinoblastos que são células precursoras dos fotorreceptores da retina.
É causado por uma mutação na proteína Rb. Ocorre na maior parte dos casos em crianças e representa 3% dos tumores padecidos por menores de quinze anos. A incidência anual estimada é de aproximadamente 4 afetadas a cada um milhão de crianças. [1].
O tumor pode ter início em um ou em ambos os olhos. Geralmente, o retinoblastoma limita-se aos olhos, embora possa estender-se a outras zonas do crânio.
Esta doença pode ser hereditária ou não. Pode apresentar-se em um ou ambos os olhos e geralmente afecta as crianças mais pequenas. O retinoblastoma presente em só um olho não é hereditária e afecta sobretudo crianças com mais idade. Quando a enfermidade se apresenta em ambos os olhos é sempre hereditária. Devido ao fator hereditário, os pacientes e seus irmãos devem submeter-se a exames periódicos, juntamente com terapia genética para determinar o risco que têm em desenvolver o tumor.  (Fonte: Wikipedia)

A mãe do garotinho abaixo, descobriu a doença ao perceber em fotos, um brilho diferente nos olhos do seu filho Arthur, de apenas 5 meses.

Abaixo a matéria completa. Vale a leitura e ficarmos atentas (os)!



6 comentários:

  1. amiga não sabia pelo nome mais
    é identificada pelo exame do olhinho
    fiquei sabendo
    parabéns pela postagem

    linda noite bjs

    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Então amiga, o Patrick não fez esse exame. Não pediram!
    Bjokasssssss

    ResponderExcluir
  3. ola, vi seu comentario no meu cantinho e vim fazer uma visita no seu e ja estou lhe seguindo... parabens seu canto é bem informativo!
    beijos volte mais vezes.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, bom post, esses dias eu tirei fotos do meu Pequeno com flash justamente para ver se percebia alguma coisa, graças a Deus não vi nada más é sempre bom levar-mos nossos bebês ao Pediatra!

    http://meu-pequeno-guilherme.blogspot.com

    ResponderExcluir