11 março 2013

Café x Gravidez

Bom dia mamães! Quem ai é apaixonada por café?!


Bem, eu sou! Pelo menos de segunda a sexta tenho necessidade de tomar, senão eu não funciono direito rsrsrs.
Eu diminui BEM a dose, porque sempre ouvi falar que não faz bem pro bebê, que corria o risco de ter um parto prematuro e tudo mais.  Antes eu tomava de 4 a 5 copinhos por dia, agora estou tomando só 2.
Mas vi uma notícia que me deixou menos aflita. Vamos a ela!



Beber pouco café não afeta gravidez

Consumo até três xícaras por dia não aumenta os riscos de parto prematuro.
Cafeína ingerida pela mãe não passa diretamente para o feto.

As mulheres grávidas que bebem três xícaras de café por dia não estão expostas a um maior risco de sofrer um parto prematuro ou dar à luz a um bebê de peso inferior ao normal, segundo conclui um estudo publicado nesta sexta-feira (26) na revista médica britânica "British Medical Journal".

O relatório, feito pela Universidade dinamarquesa de Aarhus, desmente os resultados publicados anteriormente, que afirmavam que a cafeína ingerida pelas grávidas podia passar facilmente ao feto, causando problemas em seu metabolismo.

Após uma pesquisa entre mais de mil mulheres, com gravidez de até 20 semanas, o estudo sustenta que não existe qualquer relação entre beber uma quantidade moderada de cafeína e o desenvolvimento da gravidez.

Para realizar o estudo, os pesquisadores forneceram café à metade das mil mulheres, ao tempo que a outra metade recebeu bebida descafeinada. Foi acompanhado de perto o peso dos 1.150 bebês recém-nascidos, e a duração da gravidez.

Segundo indicam os resultados, o peso médio dos bebês nascidos das mulheres que tomaram bebidas descafeinadas foi 16 gramas superior ao das que tomaram cafeína, enquanto sua gravidez foi, em média, dois dias mais longa que as do segundo grupo.

O estudo, que afirma que as diferenças encontradas "não têm nenhum tipo de relevância", também estabelece que, no grupo das que tomaram cafeína, 4,2% dos partos foram prematuros, ao tempo que 4,5% das crianças nasceram com peso inferior ao normal.

As porcentagens correspondentes às grávidas que tomaram bebida descafeinada sobem para 5,2% e 4,7%, respectivamente, acrescenta a análise.





2 comentários:

  1. Ufa!! Dessa eu escapei!! Acho que não tomo 3 xícaras por semana!! E o meu café, é na verdade, leite sujinho de café.. rs

    Beeeijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, né?!!!!
      Eu dei uma cortada, mas fico irritada sem café! kkkkk

      Beijooooo

      Excluir