06 março 2013

30 semanas \o/

30 semanas = 7 meses = faltam 70 dias!

Nossa! Essa semana passou tão voando que só percebi que completei 30 semanas, pq o Babycenter avisou por e-mail rsrs. Estou numa correria danada com os preparativos do chá de fraldas (assunto pra outro post) e com outras coisitas pro meu Patrick!
Muitas decisões e pouco tempo para tomá-las, né?! E esse calor from hell? Misericóridaaaa Senhor!



Como seu bebê está crescendo

Seu bebê flutua dentro de quase meio litro de líquido amniótico. A quantidade de líquido vai diminuir com o passar das semanas, à medida que o bebê vá ocupando quase todo o espaço disponível. 

Ele já consegue diferenciar claro e escuro, e pode até seguir com os olhos uma luz que se mexa do lado de fora da barriga (como uma lanterna). Quando nascer, o bebê ficará com os olhos fechados boa parte do tempo. Mas, quando os abrir, vai enxergar bem a pessoa que o estará segurando no colo: você! 

Como fica sua vida

Assustada por ter engordado muito esta semana? Neste mês, as grávidas ganham entre 1,5 e 2 quilos, e é absolutamente normal engordar cerca de meio quilo por semana no último trimestre. 

Seu bebê está exigindo o máximo de nutrientes para crescer tudo o que pode antes de nascer. E sua barriga vai ficando cada vez maior. Tem gente que adora, tem gente que detesta. 

Se você está gostando, desfile o barrigão por aí. Se não, o consolo é que não falta muito agora. 

Mau humor e choro

Lembra que no começo da gravidez você estava supersensível e com vontade de chorar por qualquer coisa? Essa sensação deve começar a voltar agora. As variações de humorsão comuns no final da gravidez. Experimente assistir ao noticiário, principalmente se tiver alguma coisa a ver com criança. Chorar vai ser inevitável. 

Você tem muita coisa na cabeça: a aproximação do parto, as dúvidas sobre se vai ser uma boa mãe, as despesas com os preparativos, a questão do trabalho. E dormir malnão ajuda. Ainda mais com sonhos esquisitos para atrapalhar! 

Se a tristeza e o mau humor estiverem prejudicando demais a sua vida e a da sua família, vale a pena falar com o médico, porque 10% das grávidas sofrem de depressão neste finalzinho da gestação, e há remédios que podem ajudar sem prejudicar o bebê. 

Tratar da depressão agora também ajuda a prevenir uma depressão pós-parto mais grave depois. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário