28 novembro 2012

Álcool x Gravidez

Hoje passei em frente a um barzinho e vi aquela típica cena... mesinha na calçada, galera reunida, aquela cerveja geladíssima na mesa (Sei que é gelada, pois ja estive la - ah vá). Me bateu uma nostalgia daquelas!
Afinal, num calorão desse com essa lua magnifica no céu, era de se duvidar que eu estaria dentro de casa, de pijama, escrevendo um blog. Mas como dizem: "Ser mãe é padecer no paraíso"... e eu já concordo!
Eu jamais conseguiria beber sabendo que poderia prejudicar o meu bebê, jamais permitiria que ele (a) pagasse por um capricho meu!  Já me arrependo de ter tomado um modesto mentira porre dias antes de saber que estava grávida, mas fazer sem saber é completamente de fazer consciente dos danos que isso pode acarretar.
Já vi vários relatos que é permitido (uma vez por semana) tomar uma latinha de cerveja ou uma taça de vinho.  Mas eu prefiro não arriscar. É de uma vida que estamos falando, certo?!
Força na peruca, Drikaaaa!

 Álcool durante a gestação

O uso do álcool durante a gestação pode ser muito perigoso para a mamãe. Não existe uma dose limite pré-estabelecida para a ingestão do álcool pela gestante que não prejudique o bebê.
O álcool é uma substância com livre passagem pela placenta e, portanto, livre passagem para o feto. O fígado do bebê que está em formação metaboliza o álcool duas vezes mais lentamente que o fígado da sua mãe, isto é, o álcool permanece por mais tempo no organismo do bebê do que da sua mamãe. Viu o perigo?
O aborto espontâneo e o trabalho de parto prematuro, assim como outras complicações da gravidez, também estão relacionados com o uso do álcool, mesmo em quantidades menores. O risco de aborto espontâneo quase dobra quando a gestante consome álcool.
Os prejuízos causados no feto pelo álcool podem causar desde gestos desajeitados até problemas de comportamento, falta de crescimento, rosto desfigurado e retardo mental, dependendo da fase da gravidez e também da quantidade de álcool ingerido.
A Organização Mundial da Saúde estima que a cada ano 12 mil bebês no mundo nascem com a Síndrome Fetal do Álcool ou Síndrome do Alcoolismo Fetal (SAF) ou 2,2 de cada mil nascimentos vivos.




2 comentários:

  1. Aiii Drika, to sentindo na pele essa vontade de tomar aquela cervejinha bem gelada, ainda ta tenso, mas sei q é por um ótimo motivo, mas q não é fácil não é!!! rs. Como diz vc, força na peruca!!!

    ResponderExcluir
  2. Débiii!
    Logo vc vai acostumar a ficar sem ela.. se eu consegui vc tbm consegue! hahaha... marvada pinga!

    ResponderExcluir